quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A flor de maçanilha



Pois é, a maçanilha talvez seja a flor mais cantada em versos, prosa e canção pelos pajadores e metidos a poetas deste Rio Grande a fora...
Claro, por trata-se de uma flor que enfeita os campos verdes de nossa terra no entrar da primavera, mesclando o verde, amarelo e branco, criando uma imagem singular, é tão popular. Dia destes, num tiro rápido até Torres, passei pelos Campos de Cima da Serra, coloridos pela flor mais citada nas poesias gaúchas.
De dentro do carro ouvi: sou tua flor de camomila! 
De fato, és!
Na verdade, camomila e maçanilha são a mesma flor. Dizem que o chá da maçanilha amansa até cachorro louco! 
Será?
Chego a invejar o Gujo Teixeira, por ter escrito estes versos:

Me entrego de alma e de coração
Motivos me sobram pra te entregar
Teu rumo é meu rumo me aponta o caminho
Teu sorriso meu rancho e razão pra voltar

O aroma das flores me lembra teu cheiro
Florsita do campo que Deus deu pra mim
Meu clarão de lua ilumina minhas noites
Teu beijo é mais doce que mel de mirim

Nenhum comentário:

Postar um comentário